logo

8 Maneiras para Ampliar seu Espaço

Quem não quer ter mais espaço em casa, aproveitar cada m², evitando os espaços ociosos e aumentando a sensação de amplitude? Claro que todos nós queremos. E além do uso de espelhos e cores claras que já sabemos que ajudam a ampliar o espaço, existem outras técnicas para um ambiente parece maior, são elementos como iluminação, cores e disposição dos móveis que transmitem a sensação de amplitude e leveza ao espaço. Veja algumas ideias para te ajudar a ampliar o espaço sem perder o charme.

  1. Espelhos:

Como já havia dito, os espelhos são recursos conhecidos para ampliar os espaços, mas para que o resultado esperado seja alcançado é necessário que eles sejam posicionados em lugares estratégicos, encostados em móveis ou em paredes que refletem melhor o espaço para dar a ideia de continuidade do ambiente. Mas atenção: use o espelho com moderação.

Espelho instalado em toda a parede e com um móvel na frente, dando sensação de continuidade ao ambiente.

2. Cores:

Cores claras ajudam a passar uma sensação de amplitude e transmite leveza para o ambiente. Dê preferência para cores frias, que são aquelas associados ao gelo, água e céu. Se você optar por paredes brancas, prefira o branco gelo ou tonalidades de bege. Nos detalhes use cores vibrantes, cores quentes que são aquelas ligadas ao fogo, use em quadros, almofadas, pufes, enfeites de mesa, etc.

SAIBA MAIS: A Cor do Ano 2019: Living Coral

A cor branca usada nas paredes e móveis com toques de cor nos objetos decorativos.

3. Texturas:

Utilize tecidos com poucas estampas e crie texturas tom sobre tom, por exemplo, um sofá de linho e um pufe de crochê, ambos com a mesma tonalidade porém com texturas diferentes, o que traz movimento ao ambiente sem deixar que pareça menor que é.

Almofadas, sofá, pufe e tapete tom sobre tom e com diferentes texturas.

4. Móveis:

Para ambientes pequenos dê preferências a móveis multifuncionais que reduz a quantidade de peças que você precisa ter em casa. Utilize móveis com profundidade um pouco menor, braços fininhos, estofados enxutos e pernas sequinhas e visíveis para que haja espaço de circulação adequado. Móveis de vidro ou acrílico também são excelentes opções por não tomarem nenhum espaço visual.

Explore os espaços verticais, com armários suspensos, prateleiras, nichos ou armários altos pintados com o mesmo tom das paredes, isso atrai a atenção para cima criando a sensação que o espaço é maior.

Não esqueça de desencostar os móveis da parede, mesmo que seja só alguns centímetros, o espaço livre ao redor dos móveis engana o olhar e faz o ambiente parecer maior.

Móveis com pés palitos, poltronas mais enxutas e prateleira do tipo canaleta da mesma cor da parede.

5. Iluminação:

Quando maior a luminosidade, maior a sensação de espaço. Prefira cortinas mais leves como voil, linho ou cambraia da cor da parede para manter a unidade visual e que deixam aparecer as janelas isso, dá leveza ao ambiente. Para não diminuir o ambiente a cortina deve ser fixada rende ao teto e ir até ao chão.

Investir em iluminação nos espaços com pouca luz contribui para uma maior visibilidade do ambiente. Uma única fonte de luz no teto faz o olhar se fixar em um único ponto, portanto, distribua pelo menos 3 pontos de luz no ambiente, isso faz com que o olhar se movimente pelo espaço.

SAIBA MAIS: Iluminação é Tudo!

Cortina leve que deixa aparecer suavemente a janela e luminária de piso que cria um outro ponto de luz no espaço.

6. Piso:

A ideia de um mesmo piso em todas as áreas é uma maneira de deixar os ambientes maiores, pois garante unidade visual. Prefira sempre os porcelanatos lisos e os de madeira com menos veios, o desenho dos veios pode acabar dividindo o ambiente. Ao posicionar o piso, como tábuas, coloque-as no sentido de maior comprimento, ajudando a estender a sensação do ambiente.

SAIBA MAIS: Expo Revestir 2019

Piso com tábuas no sentido de maior comprimento do espaço, note na imagem as cores suaves e móveis mais sequinhos.

7. Estrutura limpa:

Se a ideia é ampliar, vale deixar a estrutura limpa. Mas como assim deixar a estrutura limpa? Vou explicar, é evitar o uso de molduras, frisos, rebaixar o teto, todos esses ornamentos pesam, fragmentam e visualmente diminuem o espaço. Deixe as portas e janelas da mesma cor que as paredes, eliminando o contraste que separa a vista da janela do restante do ambiente.

SAIBA MAIS: Porta: Como Ocultá-la

Teto liso e janela da mesma cor da parede eliminando o contraste visual. Tapetes de listras no sentido menor do espaço também ajudam a ampliar o ambiente.

8. Organização:

Um espaço precisa estar bem organizado, procure deixar as paredes e revestimentos limpos ou agrupe móveis apenas num lado do ambiente.

SAIBA MAIS: Organização: O Maior Inimigo da Decoração é a Bagunça

Nessa sala o móvel mais “pesado” está em uma parede enquanto que nas outras paredes estão mais limpo.

Se precisar de ajuda com seu espaço, entre em contato!

Imagens: Pinterest

Published by

Avatar

Fernanda de Carvalho

Arquiteta, ama fotografia, design, cores, internet, frases motivacionais e ouvir músicas do tipo “algodão doce”. Está sempre aprendendo coisas novas e acredita que vale a pena crer nos sonhos que se tem.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat