logo

6 Cuidados para um Banheiro Seguro

Ninguém está imune a um escorregão após o banho, mas são os idosos que mais sofrem com as quedas. Tornar o banheiro seguro é fundamental para diminuir os riscos de acidentes e proporcionar condições de vida mais confortáveis, adaptando as novas capacidades físicas do morador.

Saiba Mais: HISTÓRIA DO BANHEIRO

Banheiro seguro e acessível, porque ninguém está livre de acidentes.

Portanto, pontuei alguns cuidados para um banheiro seguro, com menos chances de acidentes:

1. PORTA

É conveniente que a porta deslize ou abra para fora, para facilitar o acesso no caso de uma emergência. E as maçanetas de alavanca são mais simples do que as que demandam um movimento de torção dos punhos.

portas para um banheiro seguro.
Portas que abrem para fora, com maçanetas tipo alavanca.

Saiba Mais: PORTA: COMO OCULTÁ-LA

2. PISO

É importante que o material seja antiderrapante e com cores contrastantes em relação às loucas sanitárias, para evitar confusão para idosos com visão reduzida. Os tapetes devem ser emborrachados na parte que encostem no piso, aumentando a aderência e evitando escorregões.

Cores contrastantes em relação às louças sanitárias.

3. VASOS SANITÁRIOS

Recomendam-se que os vasos sejam um pouco mais altos, eles estarão a cerca de 46 cm de altura, para facilitar o movimento de sentar e levantar. Pode ser feito um “calço” no vaso sanitário existente.

4. BARRAS DE APOIO

São instaladas em pontos estratégicos do banheiro, para auxiliar ao sentar/levantar do vaso sanitário e entrada/saída do box para banho.

barras de apoio para um banheiro seguro.

5. TORNEIRA

O uso de torneiras de alavanca ou sensores elétricos são mais fáceis de manipular do que as esféricas.

lavatório acessível para um banheiro seguro.
Torneira mais fácil de manipular.

6. BOX

Além da ducha principal, é conveniente prover um chuveirinho para facilitar o banho e um banquinho de apoio, que pode ser dobrável, com cerca de 46 cm de altura do chão.

Box com chuveirinho e banquinho de apoio.

Imagens: Pinterest

Published by

Avatar

Fernanda de Carvalho

Arquiteta, ama fotografia, design, cores, internet, frases motivacionais e ouvir músicas do tipo “algodão doce”. Está sempre aprendendo coisas novas e acredita que vale a pena crer nos sonhos que se tem.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat