logo

Plantas para dentro de casa

Com as casas cada vez menores ter um quintal ou um jardim é quase um luxo, mas quem não gosta de sentir o cheiro bom que vem da natureza?! Por isso as plantas dentro de casa estão tomando conta. E vamos combinar, as elas deixam os ambientes lindos.

plantas dentro de casa

Para cultivar plantas dentro de casa é importante saber quais são os tipos que você pode ser usadas em cada ambiente. Portanto, vamos falar quais espécies são apropriadas para decorar sua sala de estar, cozinha, quarto, banheiro e varanda.

SAIBA MAIS: Plantas: 10 ideias de decoração

Plantas dentro da Sala de estar:

Se você está decorando a sala com plantas, o mais importante é observar as características de cada espécie e as condições que sua sala oferece. Se sua sala recebe luz natural durante o dia, escolha plantas que gostem desse tipo de ambiente como a dracena. Da mesma forma que se sua sala recebe pouca luz as plantas que se adaptam melhor a sombra ou meia sombra são as preferidas, como a lírio da paz, por exemplo.   

Veja algumas opções de plantas para a sala: antúrio, palmeira ráfis, singônio, suculentas, cactos, samambaia, ripsalis, orquídea, espada de São Jorge, costela de Adão e jiboia.

plantas dentro da sala

Plantas dentro da Cozinha:

Plantas dentro de casa é sempre bom, na cozinha as plantas se tornam elementos ainda mais especiais, além de cor e beleza que elas trazem ao ambiente, e também oferece a vantagem de manter o oxigênio da área sempre renovado. De um modo geral, o mais indicado para a cozinha são folhagens pequenas, suculentas e ervas aromáticas.

Sugestões de plantas para decorar a cozinha: violeta, fitônia, dinheiro-em-penca, samambaia, temperos, como, manjericão, salsinha, cebolinha, hortelã.  

plantas dentro da cozinha

Plantas para dentro do Quarto:

Ter plantas no quarto não é proibido como já pensou um dia, pelo contrário, elas podem até fazer bem. O recomendável é qualquer planta purificadora a cada 10 metros quadrados de ambientes fechados. as espécies de odor intenso, como gardênias e damas-da-noite, devem ser evitadas, pois talvez possa incomodar na hora de dormir.

Veja alguns exemplos de plantas para usar no quarto: gérbera, espada de São Jorge, jasmim, lavanda, babosa, jiboia, hera, lírio da paz, jasmim e planta bambu.

plantas dentro do quarto

Plantas para dentro do Banheiro:

É preciso ter certos cuidados na hora de escolher a espécie certa para o banheiro. Antes de tudo, deve levar em conta a iluminação, circulação de ar, manutenção, tamanho da muda, além desses pontos é importante ficar atento a essas dicas:

  • Prefira espécies que apreciam umidade e não sofram com as mudanças de temperatura a cada banho tomado;
  • Como o banheiro é um local úmido, pode ser que a planta necessite de menos regas do que o habitual. Portanto, verifique sempre a terra do vaso antes de realizar a rega;
  • Opte por folhagens ao invés de flores. Elas são mais fáceis de ser cultivadas e se adaptam melhor as condições do banheiro;
  • Prefira uma planta já desenvolvida para cultivar dentro do banheiro. Mudas muito pequenas podem ter dificuldades em crescer e se manter saudáveis no ambiente;
  • Regue, adube e pode as plantas do banheiro como qualquer outra planta da casa;
  • Plantas aromáticas, como capim santo e citronela, liberam aromas agradáveis ao entrar em contato com o vapor água quente do chuveiro e, por isso, acabam se tornando boas opções para esse tipo de ambiente.

Indicações de plantas para o banheiro: antúrio, avenca, balsamo, cactos, chifre de veado, comigo ninguém pode, costela de Adão, dinheiro em penca, espada de São Jorge, hera, jiboia, lavanda, orquídea, samambaia e suculentas.

plantas no banheiro

SAIBA MAIS: Promova seu banheiro a spa

Plantas para dentro da Varanda:

Tradicionalmente o melhor lugar para as plantas é a varanda, contudo, existem espécies adequadas para cada tipo de varanda, considerando luminosidade e ventilação de cada espaço. A regra para escolher a espécie é observar o tamanho das folhas e suas tonalidades. Plantas com folhas menores e mais claras, geralmente gostam de mais sol, enquanto que as de folhas grandes e verdes preferem ambientes de sombra ou meia sombra.

Para varandas ensolaradas: jasmim amarelo, jabuticabeira e romão.

Para varandas de meia sombra: costelas de Adão e samambais.

Para varandas envidraçadas: begônias, suculentas, árvore da fortuna.

plantas na varanda

Portanto, com o uso da espécie certa para cada ambiente, as plantas dentro de casa vão deixar sua decoração mais linda e com boas energias.

Imagens: Pinterest

Published by

Avatar

Fernanda de Carvalho

Arquiteta, ama fotografia, design, cores, internet, frases motivacionais e ouvir músicas do tipo “algodão doce”. Está sempre aprendendo coisas novas e acredita que vale a pena crer nos sonhos que se tem.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat