logo

O ambiente que você vive influencia sua vida

Passamos cerca de 93% da nossa vida em espaços fechados, sejam dentro de imóveis ou veículos. O ambiente influencia diretamente nossas sensações e nosso humor, o que enxergamos é captado e absorvido como fatores de bem-estar.

É importante tornar nosso lar acolhedor, agradável e ergonômico para aumentar nossa produtividade, motivação e melhorar o humor, assim trazemos benefícios para nossa rotina. E para isso você pode fazer pequenas melhorias onde mora.

“E como eu posso fazer isso?” Pense nas coisas que te incomoda e como deseja que aquele espaço fique. Faça uma lista das coisas que gostaria de mudar ou ter, por exemplo, um sofá mais confortável, um quadro ou uma mesa nova. Pesquise por imagens que te inspire ou consulte um profissional para de dar alguns conselhos.

Aqui vão algumas dicas para você deixar seu ambiente mais confortável:

Uso e circulação

As medidas de circulação e posicionamento dos móveis e dos objetos tem que estar adequados ao espaço, garantindo conforto e praticidade, evitando desgastes e irritações desnecessárias.

planta baixa

Iluminação e ventilação

A iluminação pode proporcionar sensação intimista e acolhedora quando disposta de maneira suave e indireta, ou então incomodar profundamente quando fica forte demais e ofusca a vista.

As janelas e portas, interfere diretamente na sensação de claustrofobia ou amplitude que um ambiente pode causar, sendo que quanto maior o ambiente for maior é a sensação de liberdade que temos ao permanecer dentro dele.

SAIBA MAIS: ILUMINAÇÃO É TUDO!

sala de jantar e estar

Organização

Um espaço organizado deixa a energia dos ambientes mais leve, já o excesso de informações deixa a mente agitada. Para gerar e manter a organização é preciso olhar todo o ambiente e definir onde colocar cada objeto para manter a organização também durante o uso.

SAIBA MAIS: ORGANIZAÇÃO: O MAIOR INIMIGO DA DECORAÇÃO É A BAGUNÇA

home office

Móveis

A posição ou a forma dos móveis podem interferir em nosso comportamento. Cadeiras dispostas de frente uma para a outra, por exemplo, tendem a alimentar confrontos, enquanto cadeiras lado a lado estimulam um convívio mais pacífico. Sentar-se sozinho a mesa é diferente se a mesa for redonda ou retangular, a superfície retangular, que possui lugares delimitados, transmite uma sensação de que falta alguém ao nosso lado, já a redonda não.

sala de jantar

Materiais

Os diferentes materiais possuem características distintas quanto à textura, ao aspecto e à temperatura, podendo então deixar os espaços mais frios ou mais aconchegantes, mais imponentes ou acolhedores.

cozinha moderna

Cores

A escolha da paleta de cores para um determinado espaço deve ser definida de acordo com as sensações que se quer passar no ambiente como um todo. Cada cor tem também diferentes impactos psicológicos sobre nós, remetendo a pensamentos e estados de espírito variados como alegria, tranquilidade, agitação, fome, sono, irritação e até influências sobre a nossa saúde.

SAIBA MAIS: A COR DO ANO 2019: LIVING CORAL

quarto de menina

Harmonia Visual

Quando observamos um espaço pode gerar uma sensação de bem-estar ou mal-estar, essas sensações fazem com que tenhamos vontade de permanecer ou sair daquele ambiente. Para gerar bem-estar no ambiente é necessário que haja equilíbrio entre todos os itens mencionados acima: uso, circulação, iluminação, ventilação, organização, tipo de móveis, cores e materiais.

sala de estar com flores

Agora você já sabe, quando for decorar um ambiente não basta escolher os objetos e cores porque são bonitos ou não, é preciso levar em conta qual será seu uso e em como vamos nos sentir em um ambiente. Pois sabemos que um espaço tem efeitos determinantes em nosso psicológico.

Imagens: Pinterest

Published by

Avatar

Fernanda de Carvalho

Arquiteta, ama fotografia, design, cores, internet, frases motivacionais e ouvir músicas do tipo “algodão doce”. Está sempre aprendendo coisas novas e acredita que vale a pena crer nos sonhos que se tem.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat