logo

6 Dicas para Criar uma Brinquedoteca em Casa

Criar uma brinquedoteca em casa, além de estimular a criança a aprender brincando, e é o sonho de consumo de muitos pais e filhos. Não precisa ter um cômodo específico para a criação de uma brinquedoteca, você pode usar um espaço ocioso em sua casa, como um quarto de hóspede, escritório ou aquele cantinho que fica a bagunça da casa, e até mesmo dividir o quarto da criança.

As vantagens de ter uma brinquedoteca em casa são muitas, é onde a bagunça estará liberada sem ter todo aqueles brinquedos espalhados pela sala, além da criança poder se divertir e se desenvolver física e psicologicamente.

decoração da brinquedoteca.

Depois que você já escolheu onde vai ser a brinquedoteca do seu filho é importante pensar em alguns pontos e seguir algumas dicas para criar uma brinquedoteca linda.

1ª Dica: Segurança

A segurança da criança é o mais importante, retire todos os objetos pontiagudos, brinquedos quebrados, peças pequenas ou qualquer outra coisa que ofereça riscos, a intenção é prevenir acidentes domésticos.

Para que a brinquedoteca seja um lugar seguro invista em moveis sem quinas, brinquedos que tenham selo de aprovação do Inmetro e tapetes que minimiza o risco de quedas e amortece o impacto.

tapetes para amortecer o impacto.

2ª Dica: Escolha de Cores e Temas

Inclua as crianças na escolha do tema e das cores, já que o espaço será para elas. O uso de cores estimulam o aprendizado, o recomendado é usar tons neutros com cores vivas para não deixar o ambiente cansativo. O uso de tintas laváveis são o ideal pois a chance das crianças rabiscarem as paredes são enormes.

cores e tema para brinquedoteca

3ª Dica: Organização

Não é porque a brinquedoteca tem a fama de ser o cantinho da bagunça que ele vai ficar desorganizado, não é?! Bagunça é só na hora das brincadeiras, depois os brinquedos podem ficar armazenados em caixas, cestos, nichos, baús, prateleiras e gavetões. Deixe tudo na altura dos pequenos e incentive eles a guarda os próprios brinquedos após o uso.

SAIBA MAIS: Organização: O maior inimigo da decoração é a bagunça

organização do espaço infantil.

4ª Dica: Parede

Explore as paredes porque o destaque da decoração da brinquedoteca são elas. Portanto, colar adesivos, papéis de parede ou pintá-las com tintas lousa são ótimas ideias para decorar as paredes da brinquedoteca.

SAIBA MAIS: Meia Parede Pintada: Inspire-se!

parede da brinquedoteca

5ª Dica: Cantinhos

Crie áreas na brinquedoteca, como cantinho da leitura, espaços criações artísticas, shows e apresentações.

cantinhos na brinquedoteca.

6ª Dica: Iluminação

Não se esqueça de proporcionar uma boa iluminação para a brinquedoteca. Use spots ou plafon com lâmpadas de led que são mais seguros e não esquentam.

SAIBA MAIS: Iluminação é tudo!

iluminação para a brinquedoteca.

Sua brinquedoteca pode ser pequena ou grande, o mais importante é que ela seja aconchegante, chame a atenção dos pequenos e toda a família possam aproveitar juntos para ler e curtir os melhores momentos da infância da criança.

Imagens: Pinterest

Published by

Avatar

Fernanda de Carvalho

Arquiteta, ama fotografia, design, cores, internet, frases motivacionais e ouvir músicas do tipo “algodão doce”. Está sempre aprendendo coisas novas e acredita que vale a pena crer nos sonhos que se tem.

One thought on “6 Dicas para Criar uma Brinquedoteca em Casa”

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat