Ninguém está imune a um escorregão após o banho, mas são os idosos que mais sofrem com as quedas. Tornar o banheiro seguro é fundamental para diminuir os riscos de acidentes e proporcionar condições de vida mais confortáveis, adaptando as novas capacidades físicas do morador.
Saiba Mais: HISTÓRIA DO BANHEIRO

Portanto, pontuei alguns cuidados para um banheiro seguro, com menos chances de acidentes:
1. PORTA
É conveniente que a porta deslize ou abra para fora, para facilitar o acesso no caso de uma emergência. E as maçanetas de alavanca são mais simples do que as que demandam um movimento de torção dos punhos.

Saiba Mais: PORTA: COMO OCULTÁ-LA
2. PISO
É importante que o material seja antiderrapante e com cores contrastantes em relação às loucas sanitárias, para evitar confusão para idosos com visão reduzida. Os tapetes devem ser emborrachados na parte que encostem no piso, aumentando a aderência e evitando escorregões.

3. VASOS SANITÁRIOS
Recomendam-se que os vasos sejam um pouco mais altos, eles estarão a cerca de 46 cm de altura, para facilitar o movimento de sentar e levantar. Pode ser feito um “calço” no vaso sanitário existente.

4. BARRAS DE APOIO
São instaladas em pontos estratégicos do banheiro, para auxiliar ao sentar/levantar do vaso sanitário e entrada/saída do box para banho.

5. TORNEIRA
O uso de torneiras de alavanca ou sensores elétricos são mais fáceis de manipular do que as esféricas.

6. BOX
Além da ducha principal, é conveniente prover um chuveirinho para facilitar o banho e um banquinho de apoio, que pode ser dobrável, com cerca de 46 cm de altura do chão.
