logo

5 Passos para Montar um Home Office

Horário flexível, autonomia, economia de tempo de deslocamento são só alguns motivos que levam as pessoas a sonhar com home office. Mas para fazer home office é preciso ter muita disciplina e foco para não perder a produtividade, além de um espaço agradável e funcional.

Confira os passos para montar um espaço inspirador de home office:

  1. LOCAL ADEQUADO

O primeiro passo para montar um home office é escolher um local para a atividade que vai realizar, é importante ter esse espaço para delimitar o profissional do pessoal e também colocar mais disciplina em sua rotina.

Escolha um local onde possa ter menos coisas para tirar sua atenção, não precisa separar um cômodo da casa para se isolar, um pequeno espaço no quarto já é o necessário, claro que dependendo de sua necessidade de trabalho. Observe sua casa e encontre um lugar mais “tranquilinho” possível, pode ser até um lugar incomum, como, uma varanda, dentro do closet, uma área de transição entre cômodos, debaixo da escada, porão ou sótão da casa.

home office no quarto.
home office na varanda.

2. ERGONOMIA

É muito importante ter uma estação de trabalho ergonomicamente perfeita para você, pois, depois de muitas horas de trabalho em posição incorreta pode aparecer dores e problemas em sua postura corporal. Invista em uma cadeira confortável e mesa no tamanho adequada para a atividade realizada.

Caso a bancada de trabalho seja para uso apenas de um computador, é indicado que ela tenha em torno de 75 cm de altura, 45 cm de profundidade e largura de pelo menos 90 cm.

cadeiras para home office.

3. ORGANIZAÇÃO

Deixe tudo que precisa sempre a mão e bem organizado, usando nichos, prateleiras e estantes. Use também pastas e caixas para guardar documentos e itens de papelaria, como, canetas, clips, grampos, marcadores, post-its, réguas, etc.

Não esqueça dos fios aparentes que podem deixar o ambiente com aspecto de bagunça. Para esconder os fios, utilize ganchos plásticos, canaletas metálicas ou outra forma criativa de esconder os fios indesejáveis.

Saiba Mais: ORGANIZAÇÃO: O MAIOR INIMIGO DA DECORAÇÃO É A BAGUNÇA

organização no home office.

4. ILUMINAÇÃO

Uma boa iluminação é essencial, o ideal é aproveitar ao máximo a iluminação natural. Mas, muitas vezes a luz natural não é o suficiente para o que você precisa, então, utilize luminárias e pontos de luz em cima da mesa de trabalho.

Saiba Mais: ILUMINAÇÃO É TUDO!

iluminação para home office.

5. DECORAÇÃO

A melhor parte de montar o home office é a decoração, é onde você irá deixar a sua cara, afinal, é onde você irá passar boa parte do dia. Só não esqueça que é um espaço profissional, e os itens decorativos devem ser escolhidos de modo que não tire seu foco.

A dica é criar uma decoração inspirada no seu próprio trabalho, ajudando na sua produtividade. Crie um mural com tudo aquilo que te inspira, fotos, ilustrações, palavras e citações de incentivo, servindo também como um lugar perfeito para anotar lembretes e tarefas semanais.

Bônus: ROTINA

Vista-se como se estivesse indo para o escritório, e evite trabalhar de pijama. Tenha horários definidos para todas as atividades, inclusive as refeições.

Faça algumas pausas ao longo do dia, dedicando um tempinho para você. Se possível, aproveite para fazer algum exercício físico. Mantenha uma alimentação saudável e hidrate-se bem.

Use seu momento de pausa ou determine um horário específico para navegar nas redes sociais e se informar sobre as notícias.

Produtividade no home office.

Imagens: Pinterest

Published by

Avatar

Fernanda de Carvalho

Arquiteta, ama fotografia, design, cores, internet, frases motivacionais e ouvir músicas do tipo “algodão doce”. Está sempre aprendendo coisas novas e acredita que vale a pena crer nos sonhos que se tem.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat