Ressignificar é uma palavra nova e caracteriza a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém, ressignificar pode ser substituído por redefinir, transformar, transmutar, etc. Na psicologia o processo de ressignificar é utilizado para fazer as pessoas mudarem suas percepções da vida e agirem de maneira que suas atitudes contribuem para um mundo mais agradável. E para a área do design, o ato de ressignificar é atribuir novas funções e interpretações a móveis e objetos, por exemplo. E é sobre isso que vamos falar nesse espaço.
Ressignificar objetos vai muito além de reciclar, é dar tempo ilimitado a uma peça, torná-la infinita. É saber que um material que foi utilizado na confecção de uma peça, e se empregou tempo e energia, não vai parar em um lixão, pelo contrário, vai ganhar vida útil. Para ressignificar um objeto é preciso usar a criatividade e treinar o olhar para enxergar o potencial de cada peça, assim conseguimos mudar a forma de como vemos os objetos do cotidiano e nos surpreendemos com as incríveis peças que podem ser recriadas.
No processo de transformação de um objeto é preciso que ele seja útil e bonito, por isso separei algumas ideias que vão de ajudar com aquele objeto que está lá de lado a ganhar outro significado.
Outras caras, outras maneiras…

O globo terrestre se transformou em um inusitado arranjo de mesa.

Banheira? Não, sofá.

Sim, um cabideiro feito de cabides..

As malinhas antigas servem de criado mudo, e o quarto ainda ganha um ar vintage.

As louças antiguinhas, é abajur.

O aro de bicicleta se reinventou e se transformou em quadro de recados.

Garfos agora são puxadores.

Os prendedores de prancheta além de prender papeis, agora também prendem toalhas.

A máquina de costura se transformou em apoio para cuba no lavabo.

Gosta de um estilo industrial? Que tal ousar com um pendente de luz feito de moedor de carne.

Até as pedras viraram porta retratos com a ajuda de arames.

Maçanetas como porta bijus.
“Na natureza, nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.” Lavoisier