logo

Para que serve um arquiteto?

“Engenheiro é mais que arquiteto?”
“Arquiteto é coisa de rico, vai inventar moda e deixar minha obra mais cara.”
A verdade é que muitas pessoas não sabem exatamente para que serve um arquiteto, o que ele faz e qual sua importância.
Respondendo à pergunta se engenheiro é mais que arquiteto, não, não é. Cada um tem o seu papel, um completa o outro. O engenheiro trabalha com cálculos para deixar sua casa em pé, já o arquiteto leva em consideração o ser humano, como ele se relaciona com os espaços e os locais onde transitam. Isso significa que, na hora do projeto, o arquiteto vai levar em conta seu orçamento e sua vivência no local, ou seja, como você irá se sentir dentro da sua casa.
Arquiteto não significa coisa cara. Quem não conhece, ou tem uma história com experiências ruins com obras? O brasileiro, no geral, não tem costume de planejar as coisas, ficam naquela “na hora a gente vê”. Com planejamento é possível prever os prazos e custos da obra, evitando desperdícios de materiais, isso gera economia.
Mas você ainda deve estar se perguntado “por que vou pagar por um projeto se eu mesmo posso falar para o pedreiro como eu quero a minha casa e ele irá construir, projeto vai ser mais um gasto e com o dinheiro do projeto eu posso até gastar mais na parte de acabamento”. Então vamos lá, você não pode negar que um projeto feito por um profissional tem menos chances de aparecer imprevistos do que um rabisco feito por você e seu pedreiro. Você pode pensar, por exemplo, “ah, os canos podem passar por aqui ou por ali”, “vou fazer um quarto ou uma cozinha bem neste local”, mas o que você não contava é que no meio do caminho dos canos tinha uma porta, ou que onde você fez a cozinha ou o quarto não ficou tão bom assim, e sabe aquele dinheiro que você economizou na hora do projeto? Ficou para resolver o problema. O dinheiro que você está investindo na obra pode ser um dinheiro que guardou uma vida, então não desvalorize seu próprio dinheiro.
O arquiteto sempre procura uma forma mais econômica e mais bonita para que sua obra seja valorizada. Pagar por um projeto é pouco em relação as vantagens futuras.
Por fim, o arquiteto serve para trazer qualidade de vida. Ele tenta fazer um ambiente pensando na qualidade da construção e na quantidade de pessoas que ele vai conseguir deixar felizes e confortáveis.

alt="arquiteto"

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS!

Published by

Avatar

Fernanda de Carvalho

Arquiteta, ama fotografia, design, cores, internet, frases motivacionais e ouvir músicas do tipo “algodão doce”. Está sempre aprendendo coisas novas e acredita que vale a pena crer nos sonhos que se tem.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat